Sobre nós

O Grupo Coral do Estreito é uma formação musical polifónica. Fundado em 1989, tem atuado em diversos locais na R. A. Madeira e fora dela. No decurso dos últimos anos especializou o seu repertório musical garantindo desempenhos de elevada qualidade ao nível da solenização de casamentos, festividades religiosas, recitais de música coral em unidades hoteleiras de 5 estrelas e realização de concertos em espaços culturais da Madeira.

a

maria Camarim - RTP MAdeiraDiretora Artística

Maria José Ferreira, natural de Câmara de Lobos, iniciou a sua formação musical aos 12 anos no Conservatório de Música da Madeira. Ao longo do deu percurso formativo frequentou inúmeras ações de formação em pedagogia musical, onde trabalhou, entre outros, com Jorge Peixeinho, Pierre van Hauwe, Jus Wuytack, Helena Rodrigues, Beatrice e Charles Chapuis. Participou em cursos internacionais de direção coral, sob a orientação do maestro Edgar Saramago e Vianey da Cruz, Peter Phillips, Francisco d’Orey, JOsé Robert e Cónego José Augusto Alegria.

a

maio2012

O Coro

O Grupo Coral do Estreito é composto por cerca de 22 elementos de ambos os sexos e interpreta músicas corais polifónicas a quatro vozes. O seu repertório  abarca diversas vertentes do canto coral, possibilitando a realização de atuações e serviços de animação tão diversos como solenização de casamentos e outras cerimónias religiosas, recitais de música coral em espaços publicos e privados, assim como a realização de concertos de música coral.​
Ao longo do seu historial este grupo tem se destacado na animação das noites de Natal e “reveillon” em várias unidades hoteleiras da RAM, designadamente no Royal Savoy Hotel, Hotel Pestana Carlton, Pestana Casino Hotel, Hotel Pestana Grand, Hotel Pestana Village, Hotel CS Madeira/Vidamar, Hotel Atlântic Garden, Hotel Porto Santa Maria, Hotel Alto Lido, entre outros).
O Grupo tem ainda se destacado na solenização das celebrações religiosas dos principais arrais da Madeira, nomeadamente em São Vicente, Ponta Delgada, Lameiros, Monte entre outros.
Do seu historial, destacamos ainda a participação na solenização da Missa celebrada por sua santidade o Papa João Paulo II, aquando da sua visita à Ilha da Madeira, em 1999; a participação no aniversário da RTP Madeira, através da gravação de um concerto com a duração de trinta minutos, em 1992; e a participação na gravação do CD “Os Melhores Coros da RA Madeira”, no ano 1999.
Fora da região, o Grupo Coral do Estreito conta com a participação no Festival Internacional de Música de Cantonigròs, em Barcelona (1997); a actuação nas festas do Concelho do Porto Santo em 1992; o intercâmbio cultural com o Coral Lisboa Cantat, da Cidade de Lisboa (1992); o intercâmbio cultural com o Grupo Coral de Lagos, em 1992 e 1994, no âmbito do Festival de Coros do Algarve; o intercâmbio cultural com o Coro Edmundo Machado, da Ilha de São Miguel – Açores (1996); o intercâmbio cultural com o Fides Orfeão de Valbom, concelho de Gondomar (1997); o intercâmbio cultural com o Coral de Vila Forte – Porto de Mós (2004); e  o intercâmbio cultural com o Coro de Câmara de Beja (2008).
Desde a sua fundação, o coro contou com a coordenação artística de destacados músicos do concelho, destacando-se o papel do Maestro João Victor Costa, que foi também o seu fundador. Entre os anos de 1992 e 1998 a direcção artística esteve a cargo da Maestrina Zélia Gomes. De 1998 a 2005 a coordenação musical do grupo voltou a ser da responsabilidade do Maestro João Victor Costa.
Mais recentemente, e desde Novembro de 2005, a coordenação do Grupo Coral do Estreito é da responsabilidade da Maestrina Maria José Ferreira.