VI ENCONTRO DE COROS DE CÂMARA DE LOBOS

Integrado no plano de actividades do Grupo Coral do Estreito de Câmara de Lobos, realizou-se a VI edição do Encontro de Coros do concelho de Câmara de Lobos. Na edição do corrente ano encontro contemplou a realização dois espectáculos de música Coral, nos dias 08 e 10 de Junho.

Acrescente-se que neste ano contamos com a participação excepcional de um grupo de fora da Região, o Coro de Câmara de Beja. A participação do coro alentejano o certame insere-se no âmbito do intercâmbio cultural promovido entre aquela colectividade alentejana e o Grupo Coral do Estreito. Após a deslocação da colectividade camaralobense à região alentejana, coube agora receber o agrupamento de Beja, que se encontrou na R. A. da Madeira entre os dias 7 e 11 de Junho (no blog do Zig, um dos elementos do Coro de Beja, podemos ver aqui, aqui, aqui e aqui o relato da estadia dos nossos amigos alentejanos cá a Ilha).

Relativamente ao concerto realizado no dia 08 de Junho (domingo), pelas 19h00, no auditório da Casa da Cultura de Câmara de Lobos, o mesmo foi protagonizado pelo Grupo Coral do Estreito e pelo Coro de Câmara de Beja.

O concerto registou uma forte afluência do público, que teve oportunidade de presenciar um excelente espectáculo de música coral. Considero que actuações dos coros participantes tiveram grande qualidade artística.

Sobre os repertórios apresentados, refira-se que, para a sua estreia na presente digressão pela Madeira, o Coro de Câmara de Beja interpretou diversas músicas de cariz profano, algumas delas muito curiosas e que mereceram grande aceitação pelo público. As músicas interpretadas foram as seguintes:

1 -Ay mi Dios (D. Pedro de Cristo)
2 -Propitius (Padre Sarilho de Beja)
3 -Tourdion (Pierre Attaingnant)
4 -Canção da Partida (Dorival Caimmi)
5 -Moon River (Henry Mancini)
6 -This Train (Espiritual Negro)
7 -Mary and Martha (Espiritual Negro)
8 -Gabriel’s oboe (Ennio Monricone – Arr. Paulo Rowlands)
9 -El dia que me quieras (Carlos Gardel – Arr. Felix Vela)
10 -I’ve got a shoes (Espiritual Negro)

Do lado do Grupo Coral do Estreito, há assinalar que estreamos duas músicas novas, preparadas especificamente para este evento, o “Pie Jesu”, com solos da soprano Elisabete Ferreira e da contralto Lívia Silva, e o “A la Vila voy”. O restante repertório do grupo foi o seguinte:
1. Viva Tutte le Vezzose (Felice Giardini)
2. A la Villa voy (Anónimo)
3. All Earth rejoice with a gladsome voice (António Vivaldi)
4. Pie Jesu (Andrew lloyd Weber)
5. Trai-trai (Manuel Faria)
6. The Lion sleeps tonight (Peretti / Creatore / Weiss)
7. Cielito Lindo (Barbara Harlow)
8. Amen (Norman Luboff)

 

No dia 10 de Junho, deu-se o encerramento do Encontro de Coros, o qual decorreu no auditório do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, pelas 17h30. O concerto contou com a participação dos seguintes grupos corais:

I) Grupo Coral do Estreito de Câmara de Lobos

1. Viva Tutte le Vezzose – (Tradicional Italiana)
2. A la Vila voy – Anónimo
3. Trai-trai (Trad. Portuguesa) – Manuel Faria
4. O Pezinho (Trad. Açoriana) – Mário S. Santos
5. Hush! (Espiritual Negro) – Arr. B. Dennard

II) Grupo Coral do Arco da Calheta

1. Kumbaya
2.. Music Makes The World Go’Round – E Butler
3. Amani ( A’song for Peace) – Jim Papoulis
4. Alleluia – Ed. Harris

III) Grupo Coral das Casas do Povo de Machico

1. Este trigo é bom trigo – JV Costa
2. As Andorinhas (Letra F. Rodrigues) – JV Costa
3. Santa Lucia (Pop. Italiana) – JV Costa
4. Abraço ao Funchal – Música JV Costa
5. Lenda – JV Costa

IV) Coro de Câmara de Beja

1. Tourdion – Pierre Attaingnant
2. Canção alentejana – Manuel Faria
3. When I fall in love – M. Fisher
4 -This train – Espiritual Negro
5 -Manhã de Carnaval – António Faria et alter
6 -Moonlight serenade – Glenn Miller
7 -Gabriel’s oboé – Ennio Monricone
8 -I’ve got a shoes – Espiritual Negro

Durante pouco mais de uma hora de espectáculo a assinalável audiência teve oportunidade de apreciar o trabalho apresentado por cada um dos grupos.

5 responses to “VI ENCONTRO DE COROS DE CÂMARA DE LOBOS

  1. Mas que grande surpresa, este vosso blog! Bonitas fotoreportagens! Vou já divulgá-lo devidamente e – obrigado pelas referências ao meu blog…

    Ainda bem que vocês também gostaram da vossa estadia cá no Alentejo! Só foi pena aquele dia chuvoso, até nem parecia o Alentejo solarengo habitual em fins de Maio!

    Vou passando por aqui, de vez em quanto!

    Cumprimentos a todos os coralistas do vosso grupo coral!

  2. Eh pá .. nem sei como começar mas, acreditem.. que é com muita emoção que estou a escrever, porque realmente aquilo que sentimos por vocês não se pode descrever por palavras… bem hajam todos, porque não sei dizer por melhores palavras aquilo que nos vai por dentro… ER CCBeja

  3. As palavras que o Zig e o Emídio aqui deixaram, dão para perceber o carinho e a amizade que souberam conquistar-nos, pela forma tão atenciosa e tão cuidada com que fomos recebidos pelo Coral do Estreito. Foram, efectivamente, inexcedíveis para com o nosso grupo.
    Pessoalmente, tenho a confessar-vos que vim da Madeira mais rico, com a grande lição de camaradagem que recebi de todos vós.
    E garanto-vos que a sensação que tenho, das conversas mantidas com os meus companheiros do Coro de Beja, é que nos corações de todos há-de permanecer por muitos anos a recordação desta deslocação à vossa terra, não tanto pela inegável beleza dos sítios onde nos levaram, mas, sobretudo, pelo vosso empenhamento afectuoso em nos proporcionarem um convívio e uma estadia inesquecíveis.
    Aceitem a minha gratidão e permitam-me a honra de poder dizer que «no Coral do Estreito, além de cantarem lindamente, são todos meus Amigos».
    Um grande abraço.
    Narciso Gaitinha

  4. Olá Zig, Emídio e Narciso Gaitinhas,

    Agradecemos sentidamente as vossas amáveis palavras.
    Para nós, o intercâmbio realizado com o Coro de Câmara de Beja foi também uma das melhores experiências já vivenciadas por nós.
    A deslocação a Beja foi extremamente enriquecedora para o grupo e para cada um de nós individualmente. Alargamos os nossos laços de amizade, pois foi fantástico ter conhecido pessoas como vós e todos quantos connosco conviveram, quer sejam o coralistas, quer alguns dos familiares, e a prória direcção do CCBeja.
    Do ponto de vista artístico, foi também uma grande oportunidade, pois este tipo de intercâmbio permite-nos potenciar e aperfeiçoar o nosso trabalho.
    Enfim, crescemos como pessoas e como coralistas.
    Continuem assim: pessoas verdadeiras, coerentes, correctas, amigas.
    Um grande abraço e saudações musicais…

  5. Como não estivemos nesse encontro não o podemos comentar. Aqui deixamos apenas o nosso contacto para futuros encontros. Somos um coral com 6 anos de existência e cerca de 70 actuações no continente e uma no Faial e outra no Pico.

    O nosso contacto é

    Canto e Encanto
    Av.dos Bombeiros Voluntários nº.1
    3525-078 CANAS DE SENHORIM

    e-mail cantoeencanto@sapo.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s